Fundado em 2009, o Distintivo Blue é o projeto musical autoral de Plácido Oliveira Mendes (também conhecido por I. Malförea ou Joe Malfs), cantor, compositor, produtor e pesquisador musical de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Pensado inicialmente como uma banda de blues, atuou desta forma até 2016, com o definitivo desmembramento enquanto “coletivo”, apesar de ter sido fruto, desde o princípio, de sua liderança e iniciativa individual. 

O projeto foca-se, conceitualmente, na tríade blues-rock-country, tendo lançado vasta obra autoral a partir de 2010. Assim, por diversas vezes representou Vitória da Conquista no cenário do blues brasileiro em eventos, programas radialísticos, televisivos, coletâneas (muitas vezes como único representante da região nordeste, como nos volumes 1 e 2 da coletânea Máfia da Mortadela, formada, essencialmente por bandas da região sudeste), podcasts (o BLUEZinada!, de autoria do artista, foi o primeiro podcast conquistense publicado e o primeiro do Brasil produzido por uma banda de blues, como parte de um grande projeto de pesquisa e divulgação sobre o gênero, formado por um website, uma zine e o podcast homônimos). 

Após a pandemia de COVID-19, o artista passou a gravar e produzir suas músicas (incluindo videoclipes) de forma solitária, utilizando os recursos disponíveis, tornando-as mais conceituais e refletindo mais fielmente suas ideias, como a canção O Andarilho, que reflete sobre o problema dos animais de rua.

Em 2021, ao se tornar, o Distintivo Blue, "envelhecido 12 anos", Joe Malfs reuniu-se com Camilo Oliveira e Rômulo Fonseca, membros da primeira e breve formação, de 2009, para a gravação de uma série de vídeos em formato acústico, na mesma configuração em que aconteceram os primeiros ensaios à época, com violões, cajón, gaita e vozes. A ideia tomou consistência e evoluiu para apresentações ao vivo, tornando-se o subprojeto Original Joes, celebrando a história e a amizade em paralelo ao projeto principal, de forma orgânica.

Aqui o objetivo não é compor novas músicas, mas se divertir entre amigos, reconhecendo o feeling e o entrosamento construído desde a década de 2000, quando tocavam juntos em uma banda de rock chamada The New Old Jam. No show, músicas autorais do Distintivo Blue e clássicos do blues, country e rock n' roll, em formato acústico, demonstrando que não é preciso distorções e parafernálias para se fazer um som consistente e de peso. 


Última atualização: 31/01/2023