Novembro tem início com mais um ciclo de publicações do Toca Autoral!, subprojeto anual do Memória Musical do Sudoeste da Bahia, projeto de pesquisa, fomento e preservação voltado à musicalidade da nossa região, idealizado pelo cantor, compositor e historiador Plácido Oliveira, iniciado em 2019.

Em uma clara referência ao bordão “toca Raul!”, considerado pelo pesquisador como um forte símbolo da música cover no Brasil, o “Toca Autoral!” foi criado para incentivar e chamar a atenção para a importância da produção autoral para qualquer comunidade. “É através da produção artística original que conseguimos nos enxergar enquanto membros de um grupo, ocupando determinados espaços e em épocas específicas. Quando os artistas, contratantes e o público se preocupam mais em reproduzir o que já foi abordado em outras épocas e lugares, perdemos valiosas oportunidades de conhecer nossas próprias identidades culturais”, diz o pesquisador e artista.

O Toca Autoral! Compreende um grande conjunto de produções artísticas nos mais diversos formatos: vídeos, fonogramas, fotografias, textos e vivências distribuídas por mais de um semestre: desde julho até o final do ano, são publicados materiais inéditos todas as segundas e sextas ao meio dia, além de nas últimas quartas de cada mês, cada um correspondendo a um artista diferente: nesta segunda temporada tivemos vasto material relacionado a: Mazinho Jardim (julho), Lívia Ellen (agosto), Old Stove (setembro), 5C1 (outubro) e agora tem início o mês do último participante: o Distintivo Blue.

Fundado em 2009, o Distintivo Blue é o principal projeto musical autoral de Plácido Oliveira. Seu conceito estético baseia-se na tríade “blues-rock-country”, com letras que fogem dos lugares-comuns do blues tradicional, atingindo temas variados. Boa parte das canções são em português e com letras mais longas do que exigem as novas tendências do mercado fonográfico atual. “Há algum tempo deixei de me preocupar com as fórmulas da indústria, quando percebi que o elemento ‘arte’ enquanto expressão humana legítima vem sendo cada vez mais ignorado pelo mercado. Por isso, minha música em primeiro lugar deve agradar a meu próprio crivo, mesmo que isso a impeça de atingir um grande público”, diz o artista.

Para a participação no Toca Autoral!, Plácido preparou seis de suas canções, sendo uma não publicada, mas já executada em shows, e outra totalmente inédita. Todos os artistas participantes devem, necessariamente, apresentar seis canções autorais e executá-las em uma sessão de gravação em formato minimalista, registrado em áudio e vídeo, além de falas explicativas para cada faixa e uma autobiográfica. O objetivo é aproximar artista e público através de um formato que mescla musical com documentário, utilizando técnicas de história oral.


Confira o cronograma do mês de novembro:

01/11 – Teaser (YouTube e Instagram)

04/11 – Vídeo Música 1: “Blues do Covarde” (YouTube)

08/11 – Vídeo Música 2: “O Andarilho” (YouTube)

11/11 – Vídeo Música 3: “Detetive Blue” (YouTube)

15/11 – Vídeo Música 4: “Doze Horas” (YouTube)

18/11 – Vídeo Música 5: “Ame a Solidão” (YouTube)

22/11 – Vídeo Música 6: “A Onda” (YouTube)

25/11 – Sessão de fotos (website)

27/11 – Episódio Completo (YouTube)

29/11 – EP “Toca Autoral! Distintivo Blue” (plataformas de música)

30/11 – Dossiê (website)

(publicações sempre ao meio dia)


Em dezembro, será lançado material extra, relacionado aos trabalhos de toda a temporada, cujas atividades de bastidores tiveram início ainda em 2023 e seguiram pelo primeiro semestre deste ano, com uma seleção pública para a ocupação de três vagas, conquistadas por Lívia Ellen, Old Stove e 5C1. Será publicada uma edição especial da fanzine Memória Musical do Sudoeste da Bahia, gravações de entrevistas dos participantes a emissoras de rádio e TV, textos e versões das músicas tocadas ao vivo durante as entrevistas. Há previsão para uma nova seleção pública ao final do primeiro semestre do ano que vem.

Todo o material produzido é disponibilizado gratuitamente aos artistas e ao público, através do site oficial do projeto “Memória Musical do Sudoeste da Bahia” (https://memoria.distintivoblue.com), canal no YouTube (www.youtube.com/@memoriasudoeste) e outras redes sociais, como Instagram e X (@memoriasudoeste).


Link geral do projeto: http://linktr.ee/memoriasudoeste

Link geral do Distintivo Blue: http://linktr.ee/distintivoblue

Link geral do produtor: http://linktr.ee/placidoliveira


Texto: Assessoria Distintivo Blue.