09/01/2010

RELEASE OFICIAL


O blues é um gênero musical importantíssimo para a música ocidental contemporânea: simplesmente serviu de base para toda a música popular norte-americana, o que significa necessariamente que influenciou diversas gerações de músicos em todo o planeta. Com o fenômeno da globalização surgiu a possibilidade de se viver um estilo musical sem conhecer seu local de origem.Em Vitória da Conquista, capital do sudoeste baiano, existem aqueles que possuem o ritmo do Mississipi em suas veias.

O grupo DISTINTIVO BLUE é uma das grandes provas disso: formado em meados de 2009, mostra o quanto uma banda nova, porém experiente, pode surpreender. Todos os integrantes são remanescentes de bandas conhecidas nos circuitos alternativos locais, como a Tomarock, The New Old Jam, Freebird e Tombstone. A proposta é difundir o blues, priorizando simplicidade e precisão, unindo os clássicos às composições próprias. A banda tem por objetivo entrar para o cast dos grandes nomes do blues nacional representando bem o sudoeste da Bahia.


Em maio de 2011 foi lançado o primeiro CD da banda, o EP Aplicando a Lei, com seis faixas autorais e algumas particularidades, como ser limitado a apenas 110 cópias numeradas e fabricadas artesanalmente, sendo que o conteúdo da faixa multimídia era único em cada uma das cópias. Em 2013, esse mesmo disco foi relançado, em formato SMD, sob o patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES. O segundo EP, Riffs, Shuffles, Rock N' Roll, lançado em abril de 2012 trouxe cinco faixas e também uma multimídia, contendo Encarte Virtual, fotos, vídeos e novidades. Em 2013 o grupo lançou o compacto Miopia, contendo a faixa 2012, Miopia, que foi classificada para o X Festival de Música da Bahia apenas com uma gravação caseira, e a versão karaokê de Você Roubou o Meu Pendrive, do primeiro disco.

Além disso o grupo já participou de mais de quinze coletâneas, de abrangência nacional e internacional sendo, não raro, a única representante do nordeste brasileiro. Em 2012 ficou, com a música Na Trilha do Blues, entre as 50 selecionadas do X Festival de Música Educadora FM, um dos maiores festivais de rádios educativas do país, realizado pelo IRDEB (Bahia). Em 2014, após uma pausa de quase um ano, o grupo retorna com agenda agitada, inúmeras músicas novas e projetos de lançamento de pelo menos um compacto e um álbum até meados do segundo semestre.

A DB possui um trabalho de divulgação não só de si mesma, mas de todo o universo blues/jazz nacional e internacional: em seu site oficial são publicadas diariamente informações sobre o tema, incluindo até mesmo posts sobre outros artistas. O endereço é www.distintivoblue.com e está em constante atualização. A banda também publica, desde 2011, a BLUEZinada!, zine distribuída gratuitamente em suas apresentações, servindo como uma extensão do site, com o objetivo de levar mais conteúdo ao público. Os Joes, como chamam a si mesmos e aos fãs, entendem que o artista é um formador de opinião, e por isso detém a responsabilidade de contribuir de forma educativa para a melhoria da sociedade.

Formação atual:

I. Malforea - voz, cajón e produção
Rômulo Fonseca - guitarra, violão, gaita e voz
Lavus Bittencourt - guitarra, violão e voz
Rodrigo Bispo - contrabaixo
Weslei Lima - bateria





Última atualização: 17/02/2014

0 comentários :

Postar um comentário

Baixe tudo da Distintivo Blue. É de graça, é autorizado, é o blues brasileiro. Clique na aba "MP3", no alto da página.

 
Licença Creative Commons
Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada .

Distintivo Blue - site oficial WoodMag by Ipietoon Designed by Malforea.